sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A (r)evolução não será televisionada


Outro dia falávamos sobre torrents de filmes portugueses, post que me rendeu um comentário super pertinente do João (alô, João!), no qual ele apontava que o maior problema para se efetuar downloads desses filmes é o fato de as pessoas deletarem os arquivos de seus HDs, reduzindo a possibilidade de “semeamento” dos respectivos torrents. Pouco tempo depois de ter publicado o post, comecei a vasculhar a net à procura de discos de Carlos do Carmo e sem querer esbarrei com o torrent do bom documentário “Lusofonia – a (r)evolução”, produzido pela delegação portuguesa da Red Bull Music Academy. O filme se propõe a fazer um passeio pelas sonoridades luso-africano-brasileiras que possuem, em comum, o fato de se expressarem na língua de Pessoa. Do hip hop ao rock, passando pelo fado e pelos ritmos de Angola e Cabo Verde como o kuduru e a morna, o doc articula, de uma maneira super ágil e sobretudo agradável aos ouvidos, diversas manifestações musicais lusófonas, da época da colonização até os dias de hoje.

Para quem se interessa pelo rock português, é duplamente saboroso conferir alguns trechos de videoclipes produzidos durante aquele período, alguns involuntariamente engraçados, como “Cairo” do Táxi, outros geniais, como o raríssimo “É pr’a amanhã”, de António Variações. Mas eu desafio qualquer “antenado” musical, daqueles que conhece o mais novo lançamento da mais nova sensação do post rock finlandês que o Zé e o Gordinho tocaram na última edição da Maldita, a reconhecer pelo menos três dos mais de 40 artistas e bandas que aparecem no documentário – Chico Buarque, Caetano Veloso, Marcelo D2, Seu Jorge e Fernanda Abreu não contam... Ao final do filme, você terá, mais do que nunca, a sensação de que não conhece absolutamente NADA do que está sendo feito em termos de música no âmbito dos países de língua portuguesa. É a (não tão) boa e velha ladainha que eu venho repetindo há pelo menos um ano: o rapper de Amadora sabe quem é Marcelo D2, mas a gente não faz idéia de quem sejam Mind da Gap, Tito Paris ou Bonga.

Mais detalhes sobre o projeto da Red Bull Music Academy vocês encontram aqui. E como as chances de “Lusofonia” freqüentar o nosso circuitinho cinematográfico ou ser exibido pela TV brasileira (talvez na TV Brasil, quem sabe?) são próximas de zero, segue o link para o respectivo torrent.

[Às vezes não custa nada ser didático: para baixar o arquivo torrent, você precisa ter um programa de download de torrents instalado no seu computador. Eu recomendo o BitTorrent, o UTorrent ou o Azureus. Os melhores sites para se encontrar arquivos torrent continuam sendo o The Pirate Bay ou o Mininova. Boa pescaria!]

Um comentário:

Simone Sá Appel disse...

Adorei encontrar o vosso blog, a idéia, a essa referência à mostra da cultura urbana portuguesa, tão interessante, rica e desconhecida do público brasileiro e muito respeitada na Europa.
Tenho o mesmo nome da vossa colega criadora do blog, rsss(sou Simone Sá Appel); morei 20 anos em Portugal e de volta a 1 ano no Brasil-Rio, sou produtora e trabalho intensamente para que as duas culturas encontrem-se por aqui.Quanto houver novidades entrarei em contacto. Precisando de ajuda estou a disposição. Virarei leitora assídua do blog!